Eletiva nº 10 - Jovem Empreendedor

RESPONSÁVEL


DAYHANE CANDIDO DE OLIVEIRA

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Capacitar os estudantes do ensino médio a desenvolverem habilidades empreendedoras, fomentando a criatividade, a inovação, o pensamento crítico e a capacidade de transformar ideias em negócios sustentáveis, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e para atuarem como agentes de mudança em suas comunidades. OBJETIVO ESPECÍFICO • Desenvolver habilidades empreendedoras: Capacitar os alunos a identificar oportunidades, planejar e implementar ideias de negócios. • Fomentar a inovação e criatividade: Estimular a criação de soluções inovadoras para problemas reais. • Promover o pensamento crítico: Incentivar a análise crítica e a tomada de decisões baseadas em dados e informações. • Incentivar a colaboração e trabalho em equipe: Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo, negociando e compartilhando responsabilidades.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Capacitar os estudantes do ensino médio a desenvolverem habilidades empreendedoras, fomentando a criatividade, a inovação, o pensamento crítico e a capacidade de transformar ideias em negócios sustentáveis, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e para atuarem como agentes de mudança em suas comunidades. OBJETIVO ESPECÍFICO • Desenvolver habilidades empreendedoras: Capacitar os alunos a identificar oportunidades, planejar e implementar ideias de negócios. • Fomentar a inovação e criatividade: Estimular a criação de soluções inovadoras para problemas reais. • Promover o pensamento crítico: Incentivar a análise crítica e a tomada de decisões baseadas em dados e informações. • Incentivar a colaboração e trabalho em equipe: Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo, negociando e compartilhando responsabilidades.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Feira de Empreendedorismo: No final do curso, será organizada uma Feira de Empreendedorismo, onde os alunos apresentarão seus projetos para a comunidade escolar, possíveis investidores e parceiros. Este evento proporcionará uma oportunidade para os estudantes demonstrarem suas habilidades e receberem feedbacks valiosos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 11 - Transitando na Vida

    RESPONSÁVEL


    Luana

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • OBJETIVOS Objetivo geral • Promover um trabalho educativo da adoção de práticas cotidianas, visando um papel transformador na sociedade atrelado entre a Escola e a Educação no que tange as Políticas Educacionais abordando o “TRÂNSITO” como um norte de tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desse problema, visando desenvolver competências múltiplas, trabalho em equipe, disseminando a capacidade de aprender e adaptar-se situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações. Objetivo específico • Propiciar esclarecimentos quanto à construção do Projeto de Vida do aluno; • Desenvolver a prática dos quatro pilares da educação e do protagonismo juvenil • Estimular a autoestima dos alunos incutindo práticas exitosas, inspirando-os a realizar atividades que possa favorecer; • Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva; • Trabalhar e atuar o senso de coletividade; • Registrar comportamentos dos motoristas, ciclistas e pedestres nas vias públicas; • Saber reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito; • Conscientizar sobre a relevância dos primeiros socorros; • Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo, humildade entre outros; • Contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos; • Investir nas crianças, que são os futuros motoristas e multiplicadores de ações humanitárias conscientes; • Consolidar a escola como lugar de criação, de reflexão, de discussão e compartilhamento de experiências e práticas; • Criar responsabilidades; • Promover competências múltiplas, trabalho em equipe, disseminando a capacidade de aprender e adaptar-se a situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações; • Proporcionar um diálogo verdadeiro, um pensar crítico; - Incentivar a escola a criar peças teatrais, poemas, paródias... abordando o trânsito seguro e participarem de um concurso/evento.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • METODOLOGIA • Organizar oficinas para que o alunado possa vivenciar e experimentar situações cotidianas que abordam a temática. • Realizar jogos, brincadeiras e/ou dinâmicas que trabalhem o desenvolvimento da temática. • A eletiva Transitando na Vida elaborará um circuito de trânsito com placas verticais e horizontais, jogo com perguntas e respostas sobre os conceitos do trânsito. • Conversa de Sensibilização com algum Policial Rodoviário Federal com foco em Trânsito, Carreira e Projeto de Vida. • Caminhada nas ruas, analisando e fotografando situações do trânsito local, para em um outro momento possamos criar soluções para melhoria da mobilidade pública. • Elaboração de gráficos sobre a avaliação diagnóstica das situações observadas na rua • Momento em sala de aula Organizando a ação sobre a Educação no trânsito a ser desenvolvida no “CEPI Brasil”  Palestras  Jogos  Oficinas • Conversa sobre Crimes de Trânsito com a Polícia Rodoviária Federal • Criar grupos de alunos responsáveis a gerenciar o trânsito na porta da escola, a fim de evitar acidentes. • Ação na rua – Blitz educativa com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”. • 1º momento – Trabalhando os conteúdos de Língua Portuguesa previsto na ementa. 2º momento – Trabalhando os conteúdos de Matemática previsto na ementa – Leitura e interpretação de tabelas e gráficos sobre dados estatísticos de acidente de trânsito a nível de estado e município. • Alinhamento e organização do material para ser exposto na culminância. RECURSOS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS • Material de papelaria (papel cartão, cartolina colorida, T.N.T., E.V.A, chamex); • Televisão • Impressão colorida; • Tripés para exposição de material na culminância. • Cartolina (vermelha, verde, amarela e preta); • Papelão METODOLOGIA • Organizar oficinas para que o alunado possa vivenciar e experimentar situações cotidianas que abordam a temática. • Realizar jogos, brincadeiras e/ou dinâmicas que trabalhem o desenvolvimento da temática. • A eletiva Transitando na Vida elaborará um circuito de trânsito com placas verticais e horizontais, jogo com perguntas e respostas sobre os conceitos do trânsito. • Conversa de Sensibilização com algum Policial Rodoviário Federal com foco em Trânsito, Carreira e Projeto de Vida. • Caminhada nas ruas, analisando e fotografando situações do trânsito local, para em um outro momento possamos criar soluções para melhoria da mobilidade pública. • Elaboração de gráficos sobre a avaliação diagnóstica das situações observadas na rua • Momento em sala de aula Organizando a ação sobre a Educação no trânsito a ser desenvolvida no “CEPI Brasil”  Palestras  Jogos  Oficinas • Conversa sobre Crimes de Trânsito com a Polícia Rodoviária Federal • Criar grupos de alunos responsáveis a gerenciar o trânsito na porta da escola, a fim de evitar acidentes. • Ação na rua – Blitz educativa com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”. • 1º momento – Trabalhando os conteúdos de Língua Portuguesa previsto na ementa. 2º momento – Trabalhando os conteúdos de Matemática previsto na ementa – Leitura e interpretação de tabelas e gráficos sobre dados estatísticos de acidente de trânsito a nível de estado e município. • Alinhamento e organização do material para ser exposto na culminância. RECURSOS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS • Material de papelaria (papel cartão, cartolina colorida, T.N.T., E.V.A, chamex); • Televisão • Impressão colorida; • Tripés para exposição de material na culminância. • Cartolina (vermelha, verde, amarela e preta); • Papelão METODOLOGIA • Organizar oficinas para que o alunado possa vivenciar e experimentar situações cotidianas que abordam a temática. • Realizar jogos, brincadeiras e/ou dinâmicas que trabalhem o desenvolvimento da temática. • A eletiva Transitando na Vida elaborará um circuito de trânsito com placas verticais e horizontais, jogo com perguntas e respostas sobre os conceitos do trânsito. • Conversa de Sensibilização com algum Policial Rodoviário Federal com foco em Trânsito, Carreira e Projeto de Vida. • Caminhada nas ruas, analisando e fotografando situações do trânsito local, para em um outro momento possamos criar soluções para melhoria da mobilidade pública. • Elaboração de gráficos sobre a avaliação diagnóstica das situações observadas na rua • Momento em sala de aula Organizando a ação sobre a Educação no trânsito a ser desenvolvida no “CEPI Brasil”  Palestras  Jogos  Oficinas • Conversa sobre Crimes de Trânsito com a Polícia Rodoviária Federal • Criar grupos de alunos responsáveis a gerenciar o trânsito na porta da escola, a fim de evitar acidentes. • Ação na rua – Blitz educativa com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”. • 1º momento – Trabalhando os conteúdos de Língua Portuguesa previsto na ementa. 2º momento – Trabalhando os conteúdos de Matemática previsto na ementa – Leitura e interpretação de tabelas e gráficos sobre dados estatísticos de acidente de trânsito a nível de estado e município. • Alinhamento e organização do material para ser exposto na culminância. RECURSOS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS • Material de papelaria (papel cartão, cartolina colorida, T.N.T., E.V.A, chamex); • Televisão • Impressão colorida; • Tripés para exposição de material na culminância. • Cartolina (vermelha, verde, amarela e preta); • Papelão METODOLOGIA • Organizar oficinas para que o alunado possa vivenciar e experimentar situações cotidianas que abordam a temática. • Realizar jogos, brincadeiras e/ou dinâmicas que trabalhem o desenvolvimento da temática. • A eletiva Transitando na Vida elaborará um circuito de trânsito com placas verticais e horizontais, jogo com perguntas e respostas sobre os conceitos do trânsito. • Conversa de Sensibilização com algum Policial Rodoviário Federal com foco em Trânsito, Carreira e Projeto de Vida. • Caminhada nas ruas, analisando e fotografando situações do trânsito local, para em um outro momento possamos criar soluções para melhoria da mobilidade pública. • Elaboração de gráficos sobre a avaliação diagnóstica das situações observadas na rua • Momento em sala de aula Organizando a ação sobre a Educação no trânsito a ser desenvolvida no “CEPI Brasil”  Palestras  Jogos  Oficinas • Conversa sobre Crimes de Trânsito com a Polícia Rodoviária Federal • Criar grupos de alunos responsáveis a gerenciar o trânsito na porta da escola, a fim de evitar acidentes. • Ação na rua – Blitz educativa com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”. • 1º momento – Trabalhando os conteúdos de Língua Portuguesa previsto na ementa. 2º momento – Trabalhando os conteúdos de Matemática previsto na ementa – Leitura e interpretação de tabelas e gráficos sobre dados estatísticos de acidente de trânsito a nível de estado e município. • Alinhamento e organização do material para ser exposto na culminância. METODOLOGIA • Organizar oficinas para que o alunado possa vivenciar e experimentar situações cotidianas que abordam a temática. • Realizar jogos, brincadeiras e/ou dinâmicas que trabalhem o desenvolvimento da temática. • A eletiva Transitando na Vida elaborará um circuito de trânsito com placas verticais e horizontais, jogo com perguntas e respostas sobre os conceitos do trânsito. • Conversa de Sensibilização com algum Policial Rodoviário Federal com foco em Trânsito, Carreira e Projeto de Vida. • Caminhada nas ruas, analisando e fotografando situações do trânsito local, para em um outro momento possamos criar soluções para melhoria da mobilidade pública. • Elaboração de gráficos sobre a avaliação diagnóstica das situações observadas na rua • Momento em sala de aula Organizando a ação sobre a Educação no trânsito a ser desenvolvida no “CEPI Brasil”  Palestras  Jogos  Oficinas • Conversa sobre Crimes de Trânsito com a Polícia Rodoviária Federal • Criar grupos de alunos responsáveis a gerenciar o trânsito na porta da escola, a fim de evitar acidentes. • Ação na rua – Blitz educativa com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”. • 1º momento – Trabalhando os conteúdos de Língua Portuguesa previsto na ementa. 2º momento – Trabalhando os conteúdos de Matemática previsto na ementa – Leitura e interpretação de tabelas e gráficos sobre dados estatísticos de acidente de trânsito a nível de estado e município. • Alinhamento e organização do material para ser exposto na culminância. METODOLOGIA • Organizar oficinas para que o alunado possa vivenciar e experimentar situações cotidianas que abordam a temática. • Realizar jogos, brincadeiras e/ou dinâmicas que trabalhem o desenvolvimento da temática. • A eletiva Transitando na Vida elaborará um circuito de trânsito com placas verticais e horizontais, jogo com perguntas e respostas sobre os conceitos do trânsito. • Conversa de Sensibilização com algum Policial Rodoviário Federal com foco em Trânsito, Carreira e Projeto de Vida. • Caminhada nas ruas, analisando e fotografando situações do trânsito local, para em um outro momento possamos criar soluções para melhoria da mobilidade pública. • Elaboração de gráficos sobre a avaliação diagnóstica das situações observadas na rua • Momento em sala de aula Organizando a ação sobre a Educação no trânsito a ser desenvolvida no “CEPI Brasil”  Palestras  Jogos  Oficinas • Conversa sobre Crimes de Trânsito com a Polícia Rodoviária Federal • Criar grupos de alunos responsáveis a gerenciar o trânsito na porta da escola, a fim de evitar acidentes. • Ação na rua – Blitz educativa com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”. • 1º momento – Trabalhando os conteúdos de Língua Portuguesa previsto na ementa. 2º momento – Trabalhando os conteúdos de Matemática previsto na ementa – Leitura e interpretação de tabelas e gráficos sobre dados estatísticos de acidente de trânsito a nível de estado e município. • Alinhamento e organização do material para ser exposto na culminância.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação dos materiais produzidos durante a eletiva
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 12 - Ciência no Cotidiano

    RESPONSÁVEL


    Luana

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A proposta da Eletiva Produção Cênica foi pautada na necessidade de ampliação do tema “Multiculturalismo” para os/as estudantes da rede estadual de ensino. Na Educação Básica, o conhecimento artístico – ao ser tornado em conhecimento escolar, desenvolve um conjunto de competências e habilidades específicas que potencializam, por exemplo, a criticidade, a criatividade, a percepção, a sensibilidade e o protagonismo dos sujeitos pelos princípios da arte educação. No compromisso com a educação integral e, em conformidade com os referenciais curriculares nacional e estadual, a saber: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento Curricular Para Goiás – Etapa Ensino Fundamental (DCGO-Ampliado); é esperado que os/as estudantes possam se aprofundar em saberes culturais através de práticas artísticas em Arte/Teatro. Nesse sentido, a Eletiva Produção Cênica busca: refletir e reconhecer as diversidades, as distintas matrizes étnicas e culturais - especialmente aquelas que constituem a identidade goiana/brasileira; estimular o pensamento crítico, a inteligência dramática, o exercício da escrita criativa e parte autoral dos estudantes.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Organizar grupos de estudos mostrando a eles que a ciência não está só na saúde, mas também nos movimentos, alimentação, energia e outros. A eletiva ciência no cotidiano irá convidar um profissional pra falar principalmente sobre as vacinas com foco na pandemia onde novas vacinas foram criadas. Panfletos com vacinas indicando pra que serve, a partir de tudo isso montar grupos para confecção de cartazes não só de vacinas, mas também de avanços tecnológicos e não poderia faltar as experiencias criadas pelos estudantes. Rodas de conversas, poemas e pinturas
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação dos trabalhos produzidos durante a eletiva dividir em grupos e cada um compartilhar o que vivenciou na eletiva e uma pequena palestra com o profissional de saúde convidado
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Ciências



    Eletiva nº 13 - Fanfarra

    RESPONSÁVEL


    FELLIPE GOMES ROSA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • aulas práticas
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aprender toques
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação dos toques aprendidos
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física