Eletiva nº 1 - BANDA DE PERCUSSÃO CEPI BRASIL

RESPONSÁVEL


JOAO FILHO REIS MARQUES

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Os objetivos específicos do projeto consistem em tirar crianças e adolescentes da ociosidade; iniciar crianças e adolescentes no processo de musicalização (a música desenvolve as múltiplas inteligências beneficiando o indivíduo de forma transversal) e; valorizar as músicas locais, além de apresentar novos ritmos (a música é uma forma de valorizar e fortalecer a cultura, fazendo com que o indivíduo desenvolva o sentimento de pertencimento dos diferentes grupos sociais, muito importante.

    A música gera mudanças no comportamento das pessoas e proporciona prazer a quem ouve, favorece uma vasta experiência e vivência com as estruturas musicais, além de facilitar a convivência entre os indivíduos, desenvolvendo as múltiplas inteligências, o pensamento crítico e as emoções por meio da sua linguagem musical. 

    O estudo e prática da percussão pode ser aplicado em qualquer faixa etária e resultam em inúmeros benefícios físicos, culturais, sociais e mentais, dentre eles podemos destacar o ritmo (físico), que é básico no fundamento humano, trabalhando a coordenação motora, a atividade física moderada, o relaxamento e o uso das capacidades motoras finas. A atividade percussiva pode ser apreciada por todas as pessoas (cultural), independente do grupo social em que o indivíduo está inserido, religião, classe social e preferências musicais, possibilitando que grupos distintos se conheçam e se respeitem mutuamente. Por ser uma atividade realizada em grupo, a percussão gera um ambiente colaborativo e de apoio, tendo em vista que os indivíduos estão produzindo música em conjunto (social), portanto, a convivência de uma atividade em grupo faz com que as pessoas se aproximem físico, emocional, mentalmente, além do desenvolvimento cognitivo e das múltiplas inteligências (mental).

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Um projeto que utiliza a musicalização juntamente com a percussão torna-se um importante aliado no combate à ociosidade, evasão escolar, entre outros pontos já citados.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação da Banda.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física



    Eletiva nº 2 - O Ódio que você semeia (The Hate You Sow).

    RESPONSÁVEL


    MEL ESHLEY DE ARAÚJO SILVA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O Bullying e cyberbullying são sérios problemas contemporâneos no contexto escolar. O bullying envolve comportamentos repetitivos de intimidação física ou verbal, enquanto o cyberbullying ocorre de maneira online, incluindo mensagens ofensivas ou ameaças. Ambos podem ter impactos significativos na saúde mental dos estudantes, exigindo ações preventivas e intervenções escolares.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Desenvolver nos estudantes uma compreensão aprofundada sobre o fenômeno do bullying e cyberbullying, capacitando-os a identificar, prevenir e intervir de maneira assertiva em situações adversas, promovendo, assim, um ambiente escolar seguro, inclusivo e pautado pelo respeito mútuo.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante as aulas.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Filosofia
    •  Geografia
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 3 - Cidadania em Ação: Construindo uma Sociedade Ética

    RESPONSÁVEL


    GABRIELLA VITORIA FERREIRA D PAULA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover a conscientização sobre valores éticos e cidadãos, capacitando os membros da comunidade escolar para se tornarem agentes de mudança em suas próprias realidades, contribuindo assim para o fortalecimento de uma sociedade mais justa e inclusiva.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
    • Realização de palestras, debates e oficinas educativas sobre ética, cidadania e direitos humanos.
    • Organização de grupos de discussão e reflexão comunitária para abordar questões éticas específicas.
    • Desenvolvimento de materiais educativos e recursos didáticos adaptados às diferentes faixas etárias e contextos culturais.
    • Estabelecimento de parcerias com organizações da sociedade civil  para ampliar o alcance do projeto.
    • Promoção de campanhas de sensibilização e mobilização social por meio de mídias sociais, eventos locais e campanhas de conscientização pública.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Celebraçaõ dos resultados alcançados através de slide e reforçando os valores éticos e de cidadania promovidos ao longo do projeto.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 5 - Aprendendo Futsal

    RESPONSÁVEL


    GABRYEL HENRIQUE LOURENÇO SILVA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Apresentação / Justificativa:

    O projeto tem como propósito a contribuição no desenvolvimento do caráter dos jovens, como o desenvolvimento desses jovens na prática do futsal como esporte e a revelar novos atletas de auto rendimento, para que dispute competições escolares e municipais. Auxiliando-os na realização das plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais para que possam exercer a cidadania. Com o futsal entendemos que as atividades propostas neste projeto, dará aos estudantes um condicionamento e aprendizado em relação ao esporte, que poderão capacitar o indivíduo a sentir e utilizar o corpo como ferramenta de manifestação e interação com o mundo, o que chamamos de corporeidade. Esta corporeidade evolui com a idade e com os estímulos que recebe, permitindo progressivamente que a pessoa seja um só, corpo e mente.

    Objetivo(s): oferecer uma melhoria no condicionamento físico e melhor aprendizado no futsal. Espera-se que os e as estudantes sejam capazes de relacionar conhecimentos acerca do futsal, tendo como bases conceitos e procedimentos específicos sobre esse esporte, além de melhorar o condicionamento físico deles. 

    Resultados Esperados: melhora da jogabilidades dos alunos, mais saúde e condicionamento físico, que eles aprendam sobre o trabalho coletivo, aprimoramento dos dribles, passes e entrosamento e as regras do futsal.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Atividades a serem desenvolvidas:

    treinar pênaltis

    treinar faltas

    jogadas ensaiadas

    trabalho coletivo

    chutes

    saída de bola

    escanteios

    passes

    entrosamento

    dribles: 1x1 . 2x1 . 2x2

    lateral

    treinar goleiro

    treinamento físico


  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Campeonato Interno 

    .Apresentação de Slides 

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Educação Física
    •  Física
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 7 - Jornal e Rádio CEPI Brasil

    RESPONSÁVEL


    MARYANNA FERREIRA CORDEIRO MARTINS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Realizar entrevistas e pesquisas, escrever artigos, editar fotos e vídeos.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Organizar semanalmente ou quinzenalmente edição do jornal a ser publicada nas redes sociais.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentar um pequeno livro contendo todas as edições realizadas durante o ano.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 10 - Embelezamento Escolar: Criando com alegria

    RESPONSÁVEL


    LUIZ CESAR GARCIA NETO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Esse projeto tem o intuito de criar objetos, desenhos, painéis e outras obras criadas por alunos e na composição do ambiente de toda a escola promovendo e facilitando a identificação de quem a frequenta. É uma maneira de deixar esse espaço mais aconchegante e receptivo.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Será feito embelezamento dentro da sala de aula, a criação de murais participativos é uma eficiente forma de incentivar a participação, a colaboração e a interação entre os alunos. A ideia é de que os estudantes tenham a oportunidade de expressar ideias, sugestões, agradecimentos, elogios e críticas (desde que respeitosas, obviamente). Por exemplo, enriquecer eventos faixas, cartazes, painéis etc.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância do projeto será realizada no final do segundo semestre de 2024, será feito a tematização, e o cuidado do ambiente e espaço proposto no projeto , criando uma escola apresentável de forma pedagógica. E para a e exposição dos trabalhos será apresentado fotos, tiradas durante execução de toda criação e preservação dos trabalhos feitos .  

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte



    Eletiva nº 12 - Clube de beleza: Unha, maquaigem e sobrancelha.

    RESPONSÁVEL


    MARIA ALICY ALVES FLORÊNCIO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Esse projeto tem o intuito de avaliar, aplicar as técnicas de higiene e embelezamento das mãos e pés, como limpeza. Realizar a remoção parcial de cutículas e esmaltação das mãos e pés. Manusear, higienizar e esterilizar utensílios e equipamentos adequados. E se faz necessário também, trabalhar o socioemocional do estudante aumentando sua autoestima e confiança em si mesmo.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Terá o intuito de: corte de unhas das mãos e dos pés; limpeza e polimento das unhas; aplicação de base e fortalecedores de unhas; pintura das unhas; esfoliação e hidratação de mãos, pés e cutículas; cuidar de cutículas; aplicação do esmalte nas unhas.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância do projeto será realizada no final do segundo semestre de 2024, terá, cuidado do bem-estar e autoestima dos alunos que passaram neste clube. Dos trabalhos feitos, terá fotos expostas que foram tiradas durante execução das pinturas das mãos e dos pés.  

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Ciências
    •  Educação Física



    Eletiva nº 13 - Games com reciclagem

    RESPONSÁVEL


    JOÃO GUILHERME ANDRADE ARAUJO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Todos os dias são produzidas toneladas de lixo. Um dos fatores cruciais para evitar o acúmulo de lixo em aterros sanitários é a reciclagem, que é extremamente importante para o meio ambiente. Através dela são retirados materiais que demorariam anos ou até mesmo décadas para serem decompostos.

    Tendo em vista a importância do assunto é essencial que seja abordado desde cedo com as crianças e adolescentes e para isso nada melhor do que mexer com a criatividade e promover momentos de diversão. Com atividades lúdicas é possível ensinar na prática como materiais que não iremos mais utilizar podem ser transformados em algo novo.


  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Serão produzidos games (jogos) variados. Os alunos participarão de todo o processo, desde separar os materiais recicláveis até brincar de forma individual, em dupla, trio ou equipe. 

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Os jogos produzidos ao longo das aulas - fruto da dedicação, pesquisa e criatividade dos alunos - serão apresentados à comunidade escolar e aos pais.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 16 - Clube de voleibol

    RESPONSÁVEL


    RICARDO FÉLIX MARTINS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Aprender voleibol 

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Voleibol 

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Campeonato de vôlei 

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 18 - Arte em telas

    RESPONSÁVEL


    SABRINA JESUS MARTINS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Artes

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Artes 

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Artes

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte